A caixa d’água é um item primordial para sua vida, pois ela regula a qualidade da água que consome. E mantê-la em maus cuidados é um risco muito grande à sua saúde, porque o reservatório pode servir de abrigo para pragas urbanas, podendo gerar graves doenças e infecções que podem levar à óbito.
Por que e como executar a limpeza de caixa d’água?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (ONU), cerca de 80% das doenças em países subdesenvolvidos ocorrem devido a ingestão de água de má qualidade. Por isso, é muito importante que a água que consumimos seja mantida longe de qualquer tipo de contaminação. Devendo ser armazenada em um local vedado e limpo, pois é utilizada em diversas atividades, como higiene pessoal e limpeza de alimentos.
Além disso, se animais como ratos, pombos ou mosquitos, entrarem em contato com a caixa d’água é possível que transmitam doenças sérias como a leptospirose e a cólera. Ou até mesmo depositem suas larvas lá dentro, à exemplo do Aedes aegypti, gerando diversos problemas para você e seus familiares. Por isso, é primordial que ela seja limpa de seis em seis meses e seja mantida devidamente vedada, evitando a presença de qualquer praga urbana e a proliferação de fungos e bactérias.
De forma geral, cada Estado tem uma empresa pública que regula a qualidade da água e de saneamento. Realizando fiscalizações e buscando aprimorar seus processos para levar água potável de qualidade para a população. O que acontece é a atuação dos órgãos públicos demanda um tempo maior. E antes de agirem, você pode contratar uma empresa especializada, como uma dedetizadora, para limpar seu equipamento.
Com base nas informações, é essencial que execute a limpeza de caixa d´água de seis em seis meses, por meio de uma empresa especializada. Assim, você evita qualquer problema de saúde relacionado a infestações no ambiente e garante que sua família está consumindo água potável e de qualidade.